terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Como conservar limões

Tenho a felicidade de ter dois limoeiros que estão cheios de limões. Eu gasto muito, é daqueles ingredientes que tenho sempre em casa, já dei muitos mas mesmo assim a produção continua e é uma pena vê-los a estragar. É ainda pior quando penso que daqui a uns tempos vou querer e vou ter de comprar. Então resolvi conservar alguns limões, em várias formas, para quando não tiver frescos não precisar comprar.
Para além do que vos mostro hoje, fiz também geleia de limão e curd de limão. Mas essas receitas vão ficar para outro dia. Hoje ficamos pelas dicas de congelação.


Apanhei uns 15 limões bem maduros. Lavei-os bem, peguei em sete limões e com um descascador fui retirando a casca, apenas os vidrados sem a parte branca. Sequei tudo muito bem com papel de cozinha e depois coloquei numa caixa e congelei. Estes vidrados são muito úteis para quando faço caldas de açúcar ou chás, por exemplo. E eu adoro chá de limão no inverno e chá gelado no verão.

Com os outros seis limões resolvi preparar raspa de limão que depois posso usar em bolos e bolachas. Bem lavados e secos, foi só raspar a parte amarela tal e qual como faço quando preparo um bolo. Coloquei a raspa em pequenas caixas e congelei.

No final e com a ajuda do meu espremedor de citrinos, retirei todo o sumo aos 15 limões. Coloquei-o em cuvetes para o gelo e congelei. No dia seguinte soltei todos os cubos de sumo de limão e guardei numa caixa no congelador. Quando necessitar retiro os cubos e utilizo como sumo de limão.

Foi simples, muito fácil de preparar e assim, quando terminar a produção de limões, não preciso comprar.

Brevemento mostro-vos o que fiz mais para conservar os limões.


5 comentários:

  1. Também faço assim! Ainda sábado fiz! É aproveitamento no seu melhor! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas. Bastante úteis. Obrigada!! :)

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Boa dica! Adorei :)
    Beijinhos
    Ana Costa || www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  4. Não tenho limões em excesso, mas adorei as sugestões na mesma! Tenho de pôr em prática :)

    ResponderEliminar
  5. grande ideia :D também ali um limoeiro, vou fazer o mesmo :D

    ResponderEliminar