quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Organização Para Uma Semana Mais Calma - parte II

Já aqui vos falei do quanto para mim é importante a organização ao fim de semana para que, a semana seja mais calma. Neste post falei-vos de algumas coisas que faço para ter no congelador mas recebi pedidos de alguns simpáticos leitores para vos trazer mais algumas sugestões e por isso, hoje há a parte dois deste tema (provavelmente não será a última).


Desta vez falo-vos do que fazer com 1kg de carne picada.
A última vez que fui ao talho escolhi uma peça de carne de vaca que pedi para picar. Juntei também um chouriço mas opcional.
Quando cheguei a casa dividi a carne, 400gr para um rolo e o restante para hambúrgueres e almôndegas.

Rolo de Carne
Numa tigela coloquei 400gr de carne de vaca picada, temperei com sal e pimenta. Juntei 1 ovo e aproximadamente 75gr de queijo feta em pedaços (mas podem usar um queijo ralado ao vosso gosto). Numa tigela à parte demolhei 50gr de croutons num pouco de leite. Assim que estiverem demolhados é só escorrer e adicionar à carne. Envolva tudo muito bem.

Estenda um pouco de película aderente em cima da bancada. Eu cortei três pedaços e sobrepus uns em cima dos outros. Coloquem fatias de bacon por cima da película e depois o preparado de carne picada. Com a ajuda da película enrolem para formar o rolo e o bacon ficar por cima do mesmo. Está pronto a ser congelado (ou a cozinhar, como preferirem).


Hambúrgueres e almôndegas
Com a restante carne picada resolvi fazer hambúrgueres e almôndegas para congelar. 
Podem ver aqui o passo a passo dos hambúrgueres que partilhei anteriormente.

Desta vez coloquei a carne numa tigela, eram aproximadamente 600gr. Temperei com pimenta e adicionei 100gr de queijo ralado (usem o vosso preferido). Envolvam bem.
Reparem que não temperei de sal. Vocês podem temperar, mas eu prefiro faze-lo na hora de cozinhar ,tanto os hambúrgueres como as almôndegas 

Depois deste processo feito, moldei 4 hambúrgueres com a ajuda da minha máquina.
Com a restante carne fiz 12 almôndegas bem grandes.

Não demorei muito tempo a fazer tudo isto e dá imenso jeito ter estas refeições adiantadas. É só descongelar e cozinhar nem que seja da forma mais simples possível (quando o tempo é pouco por vezes é tudo muito simples porque o importante é ter o jantar na mesa).

Espero que estas dicas vos sejam úteis. Brevemente publico receita com os hambúrgueres, o rolo e as almôndegas para vos dar exemplos de como cozinhar tudo isto.


Podem ainda ler:

Faça Você Mesmo - Nuggets, Habúrgueres E Cordon Bleu



4 comentários:

  1. Olha aí está uma excelente partilha :) vou seguir as tuas dicas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Também faço assim! Faz-se render a carne e temos sempre alguma coisa pronta a cozinhar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tantas utilizações diferentes! Com em comum o facto de serem deliciosas :D

    ResponderEliminar