quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Faça você mesmo - Nuggets, Habúrgueres e Cordon Bleu

Recebo alguns emails de pessoas que compram muita comida pré-congelada. Para além de refeições como bacalhau à brás, por exemplo, compram também panados, nuggets, cordon bleu, entre outros. Por vezes eu própria comprava alguns destes artigos. Nuggets e cordon bleu faziam, por vezes, parte da minha lista de compras. Há uns meses decidi que não iria mais comprar este tipo de alimentos. Se lerem bem os rótulos, assustam-se. A quantidade de coisas que aparece na lista de ingredientes que não devia fazer parte da nossa alimentação, é incrivel. Por isso passei a fazer em casa.
Claro que não faço tudo no mesmo dia, ou não faria mais nada do que cozinhar.
Num sábado compro o frango para os nuggets, noutro compro a carne para os hambúrgueres e assim vou gerindo o meu congelador e a lista de tarefas.
E o sabor é tão diferente!

Já tinha partilhado no blogue como faço os hambúrgueres e os nuggets.
Podem ver os nuggets aqui
E os hambúrgueres aqui



Hoje deixo-vos a receita/dica para os cordon bleu.
Ingredientes:
4 bifes de perú
4 fatias de fiambre de perú
4 fatias de queijo
sal e pimenta q.b.
1 dente de alho esmagado
sumo de meio limão



Preparação:
Comece por temperar os bifes com sal e pimenta a gosto. Junte o alho esmagado e o sumo de limão. Deixe marinar durante pelo menos 30min.
Pegue num bife de perú e estendado. Coloque uma fatia de queijo e uma fatia de fiambre. Dobre o bife para o fechar como se fosse um envelope e se necessitar prenda com palitos. Repita a operação para todos os bifes. 

Agora pode congelar. Basta forrar um tabuleiro com película aderente, colocar todos os cordon bleu e levar ao congelador. Quando estiverem congelados é fácil descongelar por causa da película. Quando os quiser cozinhar, ligue o forno a 180ºC, ponha os cordon bleu num tabuleiro com papel de alúmio e leve ao forno a cozinhar. Não precisa descongelar com antecedência.

Se não os quiser congelar, basta proceder da mesma forma. Tabuleiro com papel de alúminio, forno nos 180ºC e deixar cozinhar.

Nas fotos podem ver que servi com batatas fritas na Actifry. Uma delícia.

Espero que este post seja uma ajuda para vocês. Acreditem que depois de apanhar o jeito fazem estas coisas de forma rápida e vão adorar o sabor mais saudável do que os de compra.



Sem comentários:

Enviar um comentário