quarta-feira, 30 de abril de 2014

Parceria Rui Simeão - Tavira Sal

Nestes dias recebi uns belos produtos. É mais uma parceria da qual muito me orgulho.Desta vez foi a empresa Rui Simeão de Tavira, que teve a gentileza de me enviar alguns produtos para experimentar.
É sempre um enorme prazer colaborar com empresas portuguesa com tanto prestigio. E ter a oportunidade de experimentar os produtos é ainda melhor.
Recebi então 2 embalagens de flor de sal e 4 embalagens de sal marinho. Tudo produtos naturais, sem aditivos. As minhas receitas neste momento são preparadas com estes fantásticos produtos.



Para quem não conhece a empresa Rui Simeão, deixo-vos algumas informações sobre a mesma e os seus produtos.

Rui Simeão - Tavira Sal


Proveniente de uma família de Salineiros, uma actividade artesanal permanente ao longo de 5 gerações  passando testemunho e conhecimento de pais para filhos nas suas próprias propriedades que eles próprios trabalham, na execução, preparação de salinas, gestão, controlo da sua própria colheita e comercialização do seu próprio produto, pois não comercializa produtos que não produza na sua salinas, por isso tem só uma marca e uma só certificação.

 Esta unidade de produção de Flor de Sal e de sal Artesanal, constituída por uma salina com cerca de 13 hectares, sendo considerada, por especialistas e pela comunicação social, como uma salina modelo, não só pelo modo como se divide bem como pela sua implantação no terreno e processos utilizados na produção e colheita. As salinas são constituídas por três divisões que são: 1ª a armazenagem da água do mar; 2ª evaporação e consequente concentração; 3ª cristalização e colheita. Do equilíbrio de áreas de cada superfície provém uma optimização da produção e a sua qualidade.


A capacidade de produção é de 60 a 80 toneladas de Flor de sal e de 800 a 1000 toneladas de sal Tradicional. A sua localização no Parque Natural da Ria Formosa, a 500m da barra de Tavira onde a qualidade das argilas que estão implantadas, o seu posicionamento relativamente à entrada de água do oceano e ainda, o mais importante, a qualidade do produto final, comprovada por uma simples visita às salinas e análises realizadas, ao produto final, proveniente desta salina, efectuadas pelas certificadoras.

Esta unidade de produção situa-se junto do parque de estacionamento do mercado Municipal de Tavira e está implantada numa área longe de esgotos, estações de tratamento, rios e outras áreas, ocasionalmente, perigosas em matéria de poluição proveniente de terceiros alheios à produção.


 Este produtor foi pioneiro, em Portugal, na produção de Flor de Sal (coalho, nome pelo qual era conhecida entre os Salineiros), dois anos antes de todo e qualquer outro ter aprendido consigo, inicialmente para exportação, depois para consumo nacional. Este produto sempre se colheu, nos cantos dos talhos, para consumo próprio e para ofertas aos amigos, desde que há conhecimento destas salinas.

 Desde o ano 2000 ininterruptamente, nesta unidade de produção a Flor de sal e o Sal Artesanal são produtos certificados, pela certificadora Nature & Progress, em França, com caderno próprio de normas de preparação de salinas, de colheita, de armazenagem e de controlo de produto final. As auditorias à produção, as análises ao produto final são realizados pela certificadora portuguesa Sativa, por protocolo entre as certificadoras, ambas acreditadas na IFOAM e a partir da colheita de 2008 certificado também pela empresa portuguesa SATIVA (este produtor só comercializa em exclusivo os produtos da sua própria colheita sob uma única marca e com ambas certificadoras).


A partir de Junho de 2007, ambos os produtos foram aceites como aderentes no projecto “Compro o que é nosso”, permitindo usar o logótipo com essa classificação.

O que é a flor de sal? 

É o creme do Atlântico cristalizado em salinas de argila, situadas no Parque Natural da Ria Formosa, utilizando os recursos naturais que são a água do mar, a energia solar e eólica. A Flor de Sal é o resultado do trabalho destes elementos da natureza que em conjunto proporcionam uma fina película de cristais que flutuam no leito rosados dos talhos e de onde são retirados diariamente (e até duas vezes por dia) com utensílios próprios.

 No acto de recolha são depositados em caixas perfuradas para escorrer e secar na própria salina sendo seguidamente armazenados para acabar de escorrer. Posteriormente, é colocado em embalagens para o consumo sem sofrer qualquer tipo de transformação para que o consumidor obtenha um produto 100% natural. Estes utensílios são da autoria deste produtor, oferecendo-os aos seus concorrentes para utilizarem até que apreçam outros com melhor qualidade.



De preferência, deve-se utilizar no fabrico de manteigas, queijos, culinária de alto gourmet, adicionando pouco antes de confeccionar e um pouco mais depois dos alimentos confeccionados.

Realça o gosto natural dos alimentos dando um cheiro e um sabor único em cada produto, proveniente da rentabilização dos componentes em presença da humidade natural dos alimentos dissolvendo-se nestes.
Em comidas secas, tais como batatas fritas, amêndoas, amendoins, favas torradas no forno dando-lhes uma textura crocante e gosto diferente.

Sal tradicional


Cristalizado no fundo dos talhos (das mesmas salinas onde é colhida a Flor de Sal) de onde é produzido e colhido por métodos completamente tradicionais, de duas em duas semanas, nas salinas artesanais, deste produtor, de Tavira no Parque Natural da Ria Formosa. O sal apresenta características e aspecto de qualidade visíveis a olho nu, tais como o grau de limpeza, a coloração branca com aspecto cristalino reluzente, como também no aspecto analítico demonstrado pela análises efectuadas. A Água do Oceano Atlântico, rica em sais minerais é a fonte desta salina.

É extraído durante os meses de Julho a setembro pelos marnotos, possuidores da arte de extrair sal dos talhos, e colocado nas barachas das marinhas para secar, sendo transportado para os armazéns onde ficará abrigado, de intempéries ou poeiras, até ser devidamente embalado sem sofrer qualquer tipo de transformação, para que o consumidor obtenha um produto 100% natural. Este produto deve-se utilizar para conservar alimentos, tais como carnes, peixe, vegetais, fabrico de pão, manteigas e queijos, bem como na confecção de alimentos sujeitos a cozedura. 


Podem ler mais no site da empresa Rui Simeão - Tavira Sal
Mais uma vez agradeço pela confiança e por me terem enviado estes produtos fantásticos.

2 comentários:

  1. Parabéns!!

    Excelentes produtos, temos de apostar no que de bom temos no país e as nossas marcas são fantásticas!

    http://dicasedoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Nuno.
    Fiquei mesmo muito feliz, exactamente pelas razões que falas. E é tão bom receber uns miminhos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar