quinta-feira, 24 de abril de 2014

Empadas de frango caseiras - Dicas para congelar

Com o tempo mais quente (que não é o caso de hoje) apetece refeições mais leves. Saladas e pouco mais. Por esse motivo tenho sempre folhados e empadas prontos a ser só levar ao forno.
É muito fácil fazer empadas. Dá trabalho? Sim dá. Mas não se pode comparar o sabor de empadas caseiras com as de compra.
Compro a massa folhada fresca do Pingo Doce. É óptima! E como é fresca posso fazer empadas para congelar e cozinhar quando me apetecer.
Foi isso mesmo que aconteceu num destes dias. O nosso almoço foram empadas de frango com uma salada mista. Simples, leve mas muito delicioso.



Ingredientes:
| 1 peito de frango inteiro
| água q.b.
| 1 malagueta piri piri seca
| 1 folha de louro
| sal q.b.
| 1 cebola
| 2 dentes de alho
| 2 colheres de sopa de farinha
| azeite q.b.
| massa folhada fresca

Preparação:
Comece por preparar o peito. Pode comprar só o peito ou, para ser mais económico faça como eu, compre o frango inteiro e utilize o peito para esta receita. Com osso e tudo para fazer um caldo mais delicioso.

Ora, coloque ao lume um tacho com água. Tempere com o sal, o piri piri e a folha de louro. Assim que começar a ferver coloque o frango e deixe cozer. Prove os temperos e rectifique-os se necessário.

Quando o frango estiver cozido, retire-o do caldo e deixe arrefecer para o conseguir tirar dos ossos. Logo que possa pique o frango na picadora eletrica.

Entretanto pique a cebola e os alhos e leve ao lume num tacho com um fio de azeite. Deixe refogar em lume brando.

Assim que a cebola ficar translúcida adicione o frango picado e vá mexendo para os sabores se fundirem.

À parte, misture a farinha com algumas conchas do caldo de cozer o frango. Misture bem para a farinha se dissolver e adicione ao preparado. Mexa sempre para não ganhar grumos e para a farinha cozer.

Prove para ter a certeza que está com os temperos certos. Se faltar sal o melhor é adicionar sal fino. Se for piri piri utilize do liquido.

Deixe o preparado arrefecer para que a massa folhada não fique mole.

Costumo utilizar formas de alumínio descartáveis. Pode comprar em qualquer supermercado. Não precisam de ser untadas com manteiga e são formas mais práticas para congelar as empadas.

Faça da seguinte forma. Desenrole a massa folhada e utilize 2 cortadores redondos, de fazer bolachas. Um grande para cortar a massa das bases das empadas e, outro mais pequeno para a massa que vai fechar as empadas.
Corte as bases, coloque nas formas de alumínio. Depois coloque algumas colheres de recheio e para terminar com a outra rodela de massa feche a empadas.
Se as quiser cozer no forno pré-aquecido a 180ºC, pincela-se as empadas com ovo e leva-se ao forno. Se não é só congelar para utilizar mais tarde.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário