quarta-feira, 19 de março de 2014

Doce de bolacha e mousse de chocolate

Gosto muito de mousse de chocolate e se caseira ainda melhor, mas nem sempre o tempo é muito e por isso costumo ter na despensa uma embalagem de preparado para mousse de chocolate.
Numa limpeza à despensa deparo-me com uma dessas embalagens, ao verificar o prazo de validade vejo que está mesmo quase a terminar! Decidi que tinha de usar, pois deitar fora não é solução para nada e, um docinho vem sempre a calhar. Com bolacha tipo maria na despensa e natas no frigorífico, assim nasceu este doce que estava uma delícia.



Ingredientes:
| 400ml de natas
| 6 colheres de sopa de açúcar
| 2 folhas de gelatina
| 1 embalagem de bolachas tipo maria
| 1 chávena de café
| 1 mousse de chocolate (eu costumo comprar da Royal)

Preparação:
Comece por fazer a mousse de chocolate conforme a instruções da embalagem.
Prepare um saco de pasteleiro com uma boquilha. Coloque a mousse de chocolate dentro do saco de pasteleiro e leve ao frigorífico.

As folhas de gelatina têm de ser hidratadas, para isso coloque-as de molho em água bem fria, pode até adicionar gelo se preferir.

De seguida coloque as natas - que devem estar bem frias - numa tigela e comece a bater para formar chantilly. Vá adicionando o açúcar às natas e batendo ao mesmo tempo. Verifique que as natas fiquem suaves.

Entretanto escorra as folhas de gelatina e leve-as ao lume com um bocadinho de leite até estas dissolverem por completo.

Junte-as depois ao preparado das natas e envolva bem mas com cuidado.

Faça o café, seja ele instantâneo ou de máquina, não importa. Pode adoça-lo que quiser, eu prefiro deixar assim, pois dá um travo amargo que liga bem com o restante doce.

Vamos agora montar o nosso doce. Num prato de servir coloque um aro para semifrios ou use o aro de uma daquelas forma de fundo amovível.
Forre todo o fundo com bolacha tipo maria, que vai passando primeiro pelo café. Pode também partir algumas bolachas e coloca-las encostadas ao aro, para dar aquele efeito que vê nas fotos.
Coloque depois metade do preparado das natas e alise. Volte às bolachas e faça mais uma cama. De seguida termine com as natas.

A nossa mousse de chocolate já está no saco de pasteleiro e agora só temos de terminar o doce. Vá dispondo a mousse de chocolate por cima e faça assim uns montinhos decorativos.

Leve o doce ao frigorífico até servir e só nessa altura é que retira o aro.

Fiz este doce para um almoço de família e posso dizer-vos que desapareceu mal chegou à mesa.


1 comentário:

  1. Vim espreitar a receita, pois gostei imenso do aspecto desta tua sobremesa, que boa deve ser!

    ResponderEliminar